segunda-feira, 28 de setembro de 2009

É assim...

Ritmo

Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado.(Wikipédia)

Cada ser humano tem seu próprio ritmo para qualquer coisa que vá fazer, em tudo que fazemos temos um ritmo próprio; nosso batimento cardíaco, nossa respiração, seja para comer, falar, ler...etc.
Quando se fala em corrida é preciso realçar que, para cada atleta, esses ritmos variam em função das suas características, da sua idade, da sua experiência, da sua forma física, do período em que está treinando e do seu nível competitivo, que normalmente se traduz no seu recorde pessoal em determinada distância.
Assim, um ritmo de corrida que é considerado lento para um atleta, pode ser considerado rápido para outro. Por isso que se torna importante conhecer, treinar e melhorar seu ritmo.
Contudo, a grande maioria dos atletas que treina regularmente em conjunto com um grupo, não tem a preocupação de seguir determinado planejamento de treino e correr em cada sessão ao determinado ritmo, previamente definido para cada atleta.
Para que saibamos nosso ritmo de corrida aplicamos o teste de 3.000m, que serve de parâmetro para todos outros ritmos de treinos e provas, utilizando-se destes parâmetros pré-definidos é possível alcançarmos nossos objetivos de forma eficiente, é como diz a nossa treinadora Mônica Peralta, “o que nos faz parar é o ritmo forte e não a distância..”
Depois de conhecer seu ritmo ideal, o corredor pode traçar algumas táticas que o ajudarão nas provas.

Ritmo progressivo: o corredor começa em um ritmo mais leve e acelera durante a prova. Esta tática é considerada como a “mais correta”, pois o atleta guarda energias para o final.

Ritmo constante: o corredor mantém o mesmo ritmo durante toda a prova. Algumas pessoas têm dificuldade de usar esta tática, pois não conseguem largar muito rápido e depois manter o passo.

Ritmo regressivo: o corredor dita um ritmo forte no início e depois diminui a velocidade. Esta tática é mais utilizada pelos atletas de elite, que abrem uma vantagem para os rivais no começo e depois apenas administram a prova.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário