quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dez mandamentos

Sagrada corridaTodos nós corredores devemos ter guardado em um lugar, os dez mandamentos sagrados do nosso esporte.


I - Amarás sua saúde sobre todas as coisas-respeitar o próprio corpo é a lei mais sagrada da corrida.


II - Não correrás em vão - quando a corrida virar uma obrigação e não um prazer, é hora de parar para pensar.


III - Honrarás os dias de descanso - a recuperação faz parte da rotina tanto quanto os dias de treino, acredite o descanso também faz de você um corredor melhor.


IV - Terás compaixão pelos sedentários - você não foi incumbido da missão divina de converter todos os não corredores ao seu redor em atletas. Tem gente que simplesmente não está interessada em saber como a corrida pode ser legal ou porque acordar cedo no fim de semana pode ser gostoso.


V - Não terás fé em tudo que te disserem - desconfie de conselhos sem embasamento científico e sempre consulte seu treinador ou um profissional da área da saúde antes de embarcar em alguma aventura.


VI - Não inventará desculpas furadas - calce o tênis e saia de casa o mais rápido que puder. Tentações como alguns minutos a mais de sono ou um chope com os amigos sempre existirão.


VII - Não matarás treinos - o caminho para o tempo prometido é longo e árduo, matando os treinos ele fica cada vez mais distante. Seguindo uma rotina de treinos constantes, você acostuma seu corpo e mantém a motivação em alta.


VIII - Não cobiçará os tempos alheios - somos todos iguais perante os olhos do asfalto e seus tempos só podem ser comparados com seus próprios tempos.


IX - Saberás a hora de parar - Pode ter certeza, seu corpo vai cobrar a conta depois. Você não é imortal nem infalível, por isso esteja atento a seus limites e para quando for a hora.


X - Buscarás a corrida prometida - Sempre haverá uma prova incrível ou um treino com paisagens deslumbrantes que você ainda não fez.

Fonte: Runners Word

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Maratona

Diz a lenda que essa história começou lá pelo ano de 490 antes de cristo em um lugar chamado Marathónas onde ocorreu a grande batalha entre Gregos e Persas, após vencer a batalha foi ordenado ao soldado Filípides que corresse até Atenas, que ficava a 42 km dali, para anunciar a vitória dos gregos, dito e feito, claro que o final não foi tão feliz assim, ao chegar em Atenas e anunciar a vitória Filípides caiu morto. Quase 2.400 anos depois em 1896, durante os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação da prova que em 1908 ganhou mais 195m para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do famoso palácio de Windsor.
A primeira participação de uma mulher em maratona ocorreu na maratona de Boston, onde a corredora Roberta Gibb, correu disfarçada de homem completando a prova em tempo extra Oficial de 3:21:40, mas as mulheres só foram reconhecidas oficialmente na prova em 1972.

Já em 2009 surge nossa destemida Renata Barquila na Maratona de Chicago completando a prova em 4h12min38seg. Após muita insistência de nossa parte, conseguimos uma entrevista exclusiva com a atleta, acompanhe:

Como foi seu início na pratica da corrida? ” Meus pais corriam e eu achava muito chato, até que um dia fui à Maratona de Revezamento Pão de Açúcar com meu pai e fiquei encantada, então no dia seguinte comecei a treinar sozinha.”
A quanto tempo pratica a corrida? "Eu corro há 7 anos."
Já correu alguma maratona, qual, e como foi? "Corri a Maratona da Disney em 2008 e a de Chicago em 2009. Ambas foram emocionantes, mas muito diferentes! A da Disney eu corri acompanhada de mais 3 pessoas a maior parte do percurso. Fomos conversando, observando as pessoas, sem muita preocupação com o tempo, apenas queria me divertir e terminar. Já a de Chicago eu fiz sozinha, concentrada, sabendo que eu tinha treinado muito e que teria condições de fazer um tempo legal. Meu objetivo era terminar e fazer bem, dentro dos meus limites."
Porque você escolheu correr a Maratona de Chicago com tantas Maratonas pelo mundo? "Porque todo mundo me falava que era uma corrida boa de fazer, plana e com o apoio das pessoas que assistiam durante todo o percurso. "
Como foi sua preparação para a Maratona de Chicago? "Treinei muito!!! Treinava 5 vezes por semana, sendo 2 dias de tiros e 3 de rodagem. Tive que abrir mão de algumas baladas, mas não deixei de sair e me divertir, apenas diminui. Também procurei um nutricionista, pois queria regular minha alimentação. Contei com a ajuda de muitos amigos da corrida, que se esforçaram pra me acompanhar nos treinos longos, ou que faziam os tiros no meu ritmo prame ajudar, foi muito bom! "
Qual era seu objetivo para a prova? "Meu objetivo era terminar bem! Queria fazer num tempo legal, mas não queria exagerar e terminar acabada."
Como foi sua participação?
"Minha participação foi ótima! Consegui fazer num tempo melhor que o planejado, sem me cansar além do necessário. Me diverti durante todo o percurso, observando as outras pessoas, a cidade e controlando meu tempo. Estava bem preparada, então tinha que segurar a velocidade, pois estava com medo de fazer rápido demais no começo e depois “quebrar”. Depois da metade, quando vi que ainda sobrava gás, aumentei a velocidade sem medo! "
O que representa para você correr uma maratona?
"Eu acho que correr uma maratona que é antes de tudo uma prova de determinação e disciplina. Você tem que estar determinado a correr, pois é muito tempo, então se você não estiver determinado, pode desistir antes do fim. Já a disciplina é necessária pra treinar corretamente, do contrário, vai ter problemas durante a prova. Além disso, é uma vitória totalmente pessoal, pois tudo depende apenas de você e ninguém poderá fazer nada no seu lugar. As pessoas podem ajudar, apoiar, mas se você não fizer a sua parte, não tem como terminar. Completar uma maratona é pra mim uma das coisas mais emocionantes da vida, que a gente nunca acha que seria capaz até ir lá e fazer! "
O que você deixaria como conselho para quem quer ser um maratonista? "Eu acho que qualquer pessoa pode ser maratonista! O primeiro passo é querer, depois é necessário procurar uma orientação, pois treinar sozinho é muito difícil, e treinar com determinação e disciplina. É uma corrida que eu acho que todos deveriam fazer, pois é uma emoção que só quem já participou sabe o que é! Mas tem que treinar mesmo, pois senão você “se acaba” e nunca mais quer correr na vida."
Qual seu próximo objetivo?
"Minha próxima corrida é a Volta da Pampulha, em dezembro, e a próxima maratona será Berlin ou Nova Iorque no final do ano que vem."
Agradecemos a Renatinha pela entrevista.
Bons treinos!