Ritmo
Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado.(Wikipédia)
Quando se fala em corrida é preciso realçar que, para cada atleta, esses ritmos variam em função das suas características, da sua idade, da sua experiência, da sua forma física, do período em que está treinando e do seu nível competitivo, que normalmente se traduz no seu recorde pessoal em determinada distância.
Assim, um ritmo de corrida que é considerado lento para um atleta, pode ser considerado rápido para outro. Por isso que se torna importante conhecer, treinar e melhorar seu ritmo.
Contudo, a grande maioria dos atletas que treina regularmente em conjunto com um grupo, não tem a preocupação de seguir determinado planejamento de treino e correr em cada sessão ao determinado ritmo, previamente definido para cada atleta.
Para que saibamos nosso ritmo de corrida aplicamos o teste de 3.000m, que serve de parâmetro para todos outros ritmos de treinos e provas, utilizando-se destes parâmetros pré-definidos é possível alcançarmos nossos objetivos de forma eficiente, é como diz a nossa treinadora Mônica Peralta, “o que nos faz parar é o ritmo forte e não a distância..”
Depois de conhecer seu ritmo ideal, o corredor pode traçar algumas táticas que o ajudarão nas provas.